Quando o Adobe Elements foi lançado, ele era apenas uma versão básica do Photoshop, voltada para quem não precisava de todos os recursos profissionais. Agora, na versão 12, a empresa quer torná-lo mais ágil – e mais móvel.
São dois programas. O Photoshop Elements 12 permite edição básica de fotos com alguns recursos que você não encontrará em alternativas gratuitas. O Premiere Elements 12, por sua vez, serve para edição de vídeos.
Ambos guardam suas fotos e vídeos automaticamente na nuvem através do Adobe Revel, disponível para iOS, Mac e Windows 8. Você pode acessar arquivos do seu PC no smartphone, e vice-versa. As edições que você fizer são sincronizadas entre dispositivos.
Há outras novidades, detalhadas abaixo, mas esta é a principal. À medida que smartphones transformam amadores em entusiastas de fotografia, isto não poderia vir em melhor hora. Mas esperamos por suporte do Revel a mais plataformas, como o Android.
O Photoshop Elements 12 traz um pouco da magia das funções Content Aware (sensível ao conteúdo) presentes no Photoshop. Por exemplo, o Content Aware Move: com ele, você pode mover (ou remover) um objeto ou pessoa na foto, e não precisa selecioná-lo com precisão – o Photoshop Elements faz o trabalho automaticamente.
Com o Auto Smart Tone, o programa sugere uma correção para suas fotos, e permite que você faça ajustes no brilho e contraste. Com isso, ele aprende suas preferências de foto, e passa a corrigi-las do jeito que você mais gosta.
Também há coisas malucas como o “Pet Eye Correction”. Sabe quando você tira foto do seu animal de estimação, e o olho dele sai amarelo ou branco? O programa corrige isso com um clique. Ainda é possível adicionar bordas, filtros e texturas às fotos.
O Premiere Elements 12, por sua vez, trouxe poucas funções novas: a principal é um modo guiado para iniciantes em edição de vídeo, além da sincronização com a nuvem.
O Photoshop Elements já está disponível para download por US$ 100. O Premiere Elements custa o mesmo. Se você adquiri-los juntos, o preço do pacote é de US$ 150. Ambos têm versões para Windows e Mac.
Fonte: Gizmodo