Há muitas estatísticas surpreendentes em todo mercado flutuante de ações da empresa KING, mas aqui estão dois dos mais impressionantes: 93 milhões de pessoas estão jogando Candy Crush Saga mais de 1 bilhão de vezes por dia.
Só mais uma informação: Candy Crush Saga é gratuito para baixar e jogar, mas obtem seu dinheiro a partir de compras de movimentos extras, vidas e power- ups (ajudas no jogo). Nos últimos três meses de 2013, os jogadores gastaram US $ 493 milhões (£ 298m) nesses itens virtuais, de acordo com a apresentação do King IPO.
Isto, apesar do fato de que, como King Tommy Palma explicou ao The Guardian , em setembro de 2013, 70 % dos jogadores de Candy Crush que tinham alcançado o último nível do jogo não tinham gastado um centavo.
O sucesso do Candy Crush Saga tem sido enorme, mas também há uma enorme divisão quanto às críticas, o que não falta no mundo dos jogos tradicionais. Afirmam que é um “pega-dinheiro” cínico e manipulador cuja facilidade de jogar não é se quer original.
A recente e abandonadas travessuras da marca King em torno das palavras ‘Candy’ e ‘Saga’ inflamou os críticos mais ainda, como parte de um amplo – e frequentemente aquecido – debate sobre a ascensão de jogos “freemium”, que computaram mais de 90 % de tudo o que foi gasto em jogos moveis até o final de 2013.
Pergunte a um crítico do Candy Crush Saga por que o jogo é tão popular e faz tanto dinheiro, e você terá uma vasta gama de respostas. No final, eles vão admitir que o jogo é muito bem feito e acessível, enquanto apontarão para a sua estratégia psicológica sofisticada para arrebanhar e manter pessoas viciadas pagando.
Os críticos mais arcaicos se concentram neste último ponto, muitas vezes ate generalizam e exageram com a sugestão de que as pessoas que jogam Candy Crush Saga são ovelhas estúpidas, facilmente manipuladas, que não saberiam o que é um jogo adequado mesmo se estivesse na cara delas.
Eu tive essa conversa, várias vezes, ao longo do último ano, muitas vezes com pessoas, de certa forma, razoáveis, que são geralmente mais do que capazes de aceitar que nem todo mundo gosta dos mesmos jogos que eles, mas é visível que o sucesso do Candy Crush Saga está incomodando muitos jogadores veteranos.
Entretanto, se você quiser descobrir por que Candy Crush Saga é tão popular e faz tanto dinheiro, você deve fazer a pergunta a outras pessoas: os que realmente jogam. Mães e pais, tios e tias. Até mesmo avós. Donas de casa e homens do lar. Estagiários e até CEOs.
Seus amigos que não são viciados em jogos, especialmente. Mesmo se você não está tão ciente de quanto eles estão jogando Saga esmagamento dos doces e jogos semelhantes desde que você descobriu como desligar seus alertas Facebook implorando por ajuda . Público Doce esmagamento da Saga não é apenas enorme : é dominante enormemente.
Sucesso doce: jogadores de Candy Crush Sagae gastaram US $ 493 milhões em itens virtuais no último trimestre de 2013, sozinhos. Você pode pensar neles como jogadores casuais, mas, na verdade, muitos são tão exagerados, à sua própria maneira, quanto o mais exagerado jogador de Titanfall.
Em uma recente viagem de trem, ouvi dois passageiros de cinquenta e tantos anos trocando dicas de Candy Crush Saga, revelando ao longo do caminho que ambos tinham gastado menos de dez libras no jogo e progredido bem em 200 níveis.
Isso, para mim, é o jogo “grave”. É também um sinal de nova audiência para jogos como Candy Crush Saga em smartphones e tablets. Eles não são estúpidos: eles só querem jogar jogos que são acessíveis, bonitos, com sessões rápdas, que fazem dos seus amigos um fator importante sem que seja multi-player em tempo real.
Estas são as razões pelas quais Candy Crush Saga é tão popular, junto com algumas táticas de marketing ousadas que colocaram King, em seu início, em anúncios de aplicativos móveis do Facebook, com auxilio de muita propaganda na TV.
Um raciocínio lógico e continuado é perguntar quanto tempo isso vai continuar. O exemplo óbvio – e preocupante para a King e os seus potenciais investidores – é da Zynga FarmVille, que teve quase 30 milhões de jogadores ativos por dia em 2010, um número grande à época, mesmo tendo ficado à sombra do sucesso do Candy Crush Saga em 2013 .
FarmVille pavimentou o caminho para o Candy Crush Saga encontrar um novo público, ainda mais mainstream. Mas, com o passar do tempo, muitos jogadores começaram a falar sobre isso como um vício, em vez de um passatempo agradável – algo que eles tinham que acessar todos os dias como um dever, pelo menos até que “acabassem com hábito”.
Muitas dessas pessoas mostraram-se extremamente resistente à ideia de jogar mais um jogo que termina em ‘Ville’, contribuindo para que a Zynga perdesse 63% de seus jogadores gerais entre o verão de 2012 e o final de 2013 – decaindo de 72 milhões de jogadores diárias para 27 milhões.
O desafio para a King é evitar Que o Candy Crunsh Saga siga o mesmo caminho. Sua jogada foi com o mesmo efeito de arrastamento para os seus outros jogos “Saga” – atualmente com o Bubble Witch Saga, Pet Rescue Saga, Farm Heroes Saga and Papa Pear Saga disponíveis como jogos para celular, com um chamariz para possíveis outros.
Candy Crush Saga vai continuar a ser um jogo de divisão – e é um fato que a discussão sobre o jogo e seu editor on-line tenda a ser dominada pelos haters – mas não é com essas pessoas que a King deve se preocupar, mas sim com o seguimento da sua lucrativa IPO (oferta pública inicial).
A chave para o futuro da empresa será a compreensão do que seus jogadores atuais e futuros querem dos jogos e responder rapidamente se eles começarem a demonstrar aborrecimento quanto a doces e sagas.
King vai ter um monte de dinheiro para investir nesse problema, mas no mundo em rápida evolução de jogos sociais móveis, isso não vai ser a única coisa que determinará o sucesso da empresa no futuro.
Fonte: The Guardian
Traduzido e adaptado por IKOEH