O Que É Tradução de Localização?

o-que-e-traducao-de-localizacao

Não foi nada fácil quando a rede americana de fast-food KFC decidiu abrir sua primeira filial na China em 1987. Na época, os executivos da empresa resolveram traduzir o famoso slogan “Finger lickin’ good” (em português: “É de lamber os dedos”) para o chinês. Contudo, um erro de tradução quase colocou tudo a perder e causou uma rejeição enorme à marca, pois o texto que foi publicado dizia: “Coma seus dedos”.

O que é Localização?Porém, apesar das pedras no caminho da marca, o KFC se tornou a maior rede ocidental de restaurantes da China e atualmente cresce muito mais que concorrentes de peso como o McDonald’s. Segundo uma matéria publicada no site da escola internacional de negócios INSEAD, a estratégia que garantiu o sucesso da rede na China foi a localização. Mas afinal,

O que é Tradução de Localização?

A localização é um processo de tradução e adaptação de um texto, produto, marca ou website internacional. A localização é uma tarefa interdisciplinar que visa adaptar o produto ou serviço para a cultura do país ao qual se destina, considerando costumes, religião, sistemas de pesos e medidas, moeda, padronização de data e hora, legislação e outras variáveis que possam afetar os objetivos da empresa em questão.

No caso do KFC, a jogada de mestre foi a abertura de uma cozinha experimental em 1988, onde chefs de cozinha americanos e chineses adaptaram as receitas da rede ao gosto do público chinês. A estratégia deu tão certo que, segundo a reportagem, é difícil caminhar pelas ruas de Pequim sem encontrar uma filial da rede em uma esquina próxima.

Tradução e Localização KFCO primeiro passo para uma localização de sucesso é a realização de traduções profissionais que levam em conta as múltiplas dimensões culturais, históricas e sociais do público a que se destinam, para garantir que não ocorram gafes como a que quase tirou o KFC da China. Entretanto, para garantir o sucesso do produto final, o trabalho precisa ser acompanhado de perto pelo cliente, que decide quais alterações devem ser feitas e quais características devem ser mantidas como no original.

Segundo o professor de estratégia Gabriel Szulanski da INSEAD, atualmente o KFC possui 3.000 filiais a mais que o McDonald’s na China e a razão por trás desse sucesso é que a rede foi menos conservadora no momento de traduzir e adaptar marcas e produtos ao mercado Chinês.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.