Aplicativo para smartphone faz tradução instantânea de áudio e textos

14.02.2014
|
0 comentários
|

Detalhe do Google Tradutor; aplicativo também traduz som em outras línguas para português.

O leitor Warley entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando se existe no mercado algum app que faça tradução simultânea, para ajudar na comunicação de duas pessoas que falem idiomas diferentes. Além disso, ele gostaria de saber se essa ferramenta, caso exista, consegue ser aplicada em chamadas telefônicas em tempo real.

Se você tiver alguma dúvida ou desejar alguma dica sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ele pode ser publicado.

Existem diversos apps que permitem traduzir voz e textos de forma instantânea, embora a maior parte deles não realize seguramente a tradução durante um bate-papo em tempo real via telefone.

Atualmente, um dos melhores do mercado é o Google Tradutor (com versão para Android – http://zip.net/bjmgL7 – e iOS – http://zip.net/blmgd2). Ele permite ao usuário fazer versões de texto em mais de 70 idiomas e é muito simples de usar. Após baixá-lo, basta escolher o idioma de origem e de saída e optar por uma das três formas de comunicação: foto, áudio, manuscrito.

No primeiro caso, o usuário pode tirar uma fotografia do texto e o app traduz. No segundo, basta falar e ele passa (também em áudio) para o idioma desejado. No último, você escreve com sua letra e ele retorna na língua pedida.

No caso do áudio, por exemplo, o usuário fala uma palavra ou uma frase e ele retorna o resultado na língua selecionada em poucos segundos. Nos testes do UOL Tecnologia, as versões do português para o inglês (e vice-versa) ficaram boas (mas não perfeitas) a ponto de poder gerar uma conversa entre duas pessoas com línguas diferentes.

Outro ponto positivo do Google Tradutor é o fato de ele dispensar a internet para funcionar. Ao habilitar a versão offline, o usuário pode utilizar o telefone como se fosse um dicionário portátil. Trata-se de um app gratuito que pode agradar e atender à necessidade do leitor.

Fonte: Tecnologia UOL

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.