Já foi comum baixar músicas para o PC, com programas como Napster e Kazaa. Mas a tendência mudou: agora cada vez mais serviços e recursos estão na nuvem, podendo ser acessados online. Com isso, vários sites passaram a disponibilizar álbuns e composições em apenas um clique. Veja uma seleção de portais em que você pode ouvir músicas de graça.
Conheça dez sites para ouvir música de graça na internet:/h2>
YouTube: O YouTube é o site mais famoso de reprodução de vídeos na internet. Além dos arquivos que são feitos por usuários comuns, ele armazena uma grande quantidade de músicas e conteúdos de artistas. É possível encontrar até discografias completas e shows nos próprios canais de cantores ou de produtoras, como a Vevo, que gerencia o perfil de dezenas de músicos.
Rádio UOL: A Rádio UOL oferece milhares de músicas, de diversos artistas, para todos os usuários – não é necessário ser assinante UOL para utilizar o serviço. O portal possui listas de músicas separadas por gêneros, como rock, sertanejo, top hits dos anos 80, entre outros. Caso o internauta queira encontrar um artista específico, basta procurar na lista por ordem alfabética.
Deezer: O portal de músicas Deezer possui duas versões: uma gratuita, com publicidades, e uma sem anúncios, que é paga. Em sua página principal, o site destaca artistas e músicas que podem interessar ao usuário. Entre os sons que estão no acervo, aparecem trilhas sonoras de filmes, álbuns completos, singles, entre outros. Os usuários podem ainda criar playlists.
Spotify: O Spotify funciona gratuitamente (ou com uma versão paga) no celular, computador e tablet. Baseado no que você está ouvindo, o portal sugere novas músicas, para que o usuário descubra outros sons. Um dos recursos permite que o internauta saiba o que os amigos e cantores estão ouvindo. A versão paga disponibiliza as músicas para download.
Rdio: Com versões paga e gratuita, o Rdio afirma possuir mais de 25 milhões de músicas em seu acervo. No modelo pago, o serviço funciona de várias plataformas, como tablets, PCs e smartphones. Também é possível seguir amigos e artistas para saber o que eles estão ouvindo. A curadoria do site separa ainda estações de rádio, ranking de mais ouvidas e lançamentos.
Grooveshark: O Grooveshark oferece listas de reprodução e buscas de músicas por gêneros (como anos 60, rock alternativo, eletrônico, samba e reggae). O site possui também algumas ferramentas sociais, como a possibilidade de criar comunidades, seguir outros usuários (e ser seguido) e ouvir transmissões ao vivo, feitas por outros internautas em tempo real.
Soundcloud: O Soundcloud é parecido com o YouTube, mas é exclusivo para arquivos de sons. O portal incentiva que os usuários enviem suas produções. Com isso, é possível encontrar muitas músicas totalmente amadoras, covers, gravações independentes, trilhas sonoras autorais de games e filmes, assim como diversos outros conteúdos originais de internautas.
Last.fm: No Last.fm, o usuário pode criar um perfil e customizá-lo com listas de produção. O site faz ainda recomendações de músicas e shows, que são baseadas nos arquivos que o internauta costuma ouvir na página. Quando o cadastro é feito com a conta do Facebook, a página puxa os interesses musicais que o usuário demonstrou na rede social.
Stereomood: O principal recurso do Stereomood é a indicação de músicas de acordo com o estado de espírito do usuário. Quando o internauta digita como está se sentindo, a página retorna o som ideal. Quando o termo ‘I feel sad’ (eu me sinto triste, em português) foi pesquisado, o portal retornou a música ‘Wish You Were Here’, da banda Pink Floyd. Os termos precisam ser em inglês.
Youzeek: Além das músicas disponíveis em seu acervo, o Youzeek armazena também agenda de shows de vários artistas. Aparecem concertos de artistas como Goo Goo Dolls e Miley Cyrus, entre outros. Dessa forma, o usuário fica atualizado sobre os shows que acontecerão em vários países, mas o Brasil não está incluso. É possível também adicionar amigos e interagir.
Fonte: Tecnologia Uol