O Facebook está testando uma maneira de permitir que usuários de seus aplicativos móveis, nas plataformas Android e iOS, possam fazer buscas por mensagens antigas, compartilhadas no passado.
A ferramenta é projetada para permitir que os usuários usem palavras-chave para pesquisar por conteúdos difíceis de serem localizados com o passar do tempo.
Por enquanto, o recurso está disponível apenas para um grupo pequeno usuários. O Facebook não disse se e quando pretende torná-lo padrão para todos os seus bilhões de usuários.
Só mensagens e páginas públicas podem ser localizadas. Conteúdos publicados como privados não estarão acessíveis.
Hoje já é possível usar a busca do Facebook para localizar pessoas, empresas, lugares e interesses, mas encontrar mensagens específicas é uma tarefa difícil, se não infrutífera.
O teste representa um esforço da rede social em melhorar a busca nas plataformas móveis, como já vem fazendo com a busca na plataforma Web.
No início do ano passado, a rede social lançou uma versão beta da Graph Search, projetada para permitir que as pessoas pudessem pesquisar conteúdos com base em suas conexões, através de perguntas e filtros, em vez de palavras-chave.
O Facebook tem expandido o alcance da Graph Search, lentamente. Em setembro passado, passou a incluir mensagens e atualizações de status, além do conteúdo do perfil.
A utilidade de suas ferramentas de pesquisa depende da capacidade do Facebook de indexar a grande quantidade de publicações feitas por seus usuário.
A notícia do teste foi publicada nesta quinta-feira, pela Bloomberg.
Fonte: IDGNOW